Deploy de Aplicação ASP.NET Visual Studio 2012

Publicado: outubro 15, 2012 em Sem categoria

Terminado a codificação e com os arquivos do projeto devidamente atualizado (em caso de codificação com vários desenvolvedores utilizando o Team Foundation, por exemplo), chegou a hora disponibilizar aplicação em um servidor web, porém para isso há alguns procedimentos a serem executados em seu projeto e no servidor (configuração do IIS).

Podemos destacar essas ações em:

– Preparar o Web.config

– Configurar o projeto para publicação

– Publicar a aplicação

– Preparar o IIS (Pool, site)

Preparar o Web.config

Para facilitar o desenvolvimento há arquivos de configuração para representar o cenário de desenvolvimento e outro para produção, ou seja, temos o Web.Release.config para desenvolvimento e o Web.Debug.config para produção se assim quisermos, pois ainda é possível criar mais arquivos *.config personalizados.

webconfig

 

 

 

 

 

Para aplicações que utilizam acesso a Banco de Dados temos que adicionar algumas linhas contidas no Web.config para o Web.Debug.config.

Essas linhas são as configurações de usuário, url do bd e demais informações para conexão, então no Web.config procure o elemento <connectionStrings>,

copie o elemento <add> para o elemento  <connectionStrings> do arquivo Web.Debug.config.

web.debug.config

 

 

 

 

 

 

Configurar o projeto para publicação

Vamos preparar o projeto para publicação, utilizando o Visual Studio 2012 essas informações são encontradas nas propriedades do projeto.

No meu caso na aba Package/Publish Web foi alterado:

– Configuration: Setar o *.config utilizado para produção, no meu caso Debug (Web.Debug.config)

– Items to deploy escolhi a opção “All files in this project folder” pois tenho várias bibliotecas javascript.

– IIS Web site: ipdoserver/pastaAplicacao

Package/Publish Web

Package/Publish Web

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Package/Publish SQL

publish_project_sql

 

Clique no botão import from Web.Config e o Package/Publish SQL irá buscar as configurações de conexão.

 

Publicar a aplicação

Vamos publicar o projeto no servidor web, basta clicar com o botão direito no projeto e clicar em Publish, esta opção irá proporcionar as opções de envio dos arquivos para o servidor web.

Publish Option

Existem diversas formas de enviar os arquivos: web deploy, ftp, file system entre outros. No meu caso irei utilizar o file system, onde deve-se configurar o caminho físico onde os arquivos devem ser copiados no servidor e depois basta clicar em publish.

 

publish web aplication

 

Preparar o IIS (Pool, site)

Entre no Gerenciador de Informações da Internet (IIS), na opção Pools de Aplicativos clique com o botão direito e adicione um novo Pool.

adionar novo pool de aplicativo

 

Para adicionar o novo pool é necessário dar um nome e escolher qual versão do Framework .NET é utilizada pela aplicação.

Definir nome e versão do Framework .NET da aplicação

 

– Criar um novo site no servidor IIS

Crie um novo site clicando em Sites, botão direito e selecionar Adicionar novo Site. Nas configurações básicas defina o caminho físico de sua aplicação e a url de acesso.

Definir caminho físico da aplicação

 

Depois de criado o site, entre nas configurações avançadas do site e defina a opção Pool de Aplicativos com o Pool que foi criado para a aplicação. Depois basta reiniciar o site e testar sua aplicação web.

Configurações Avançadas do site

 

 

 

Anúncios
comentários
  1. gold account disse:

    Um site pode conter vários diretórios virtuais e subdiretórios e arquivos Web. config podem existir em cada um. ASP.NETaplicativos herdam as configurações de arquivos Web. config em níveis mais altos no caminho de URL. Arquivos de configuração hierárquica permite que você altere as configurações para vários ASP.NET aplicativos ao mesmo tempo, como para todos os aplicativos abaixo na hierarquia. No entanto, se debug é definido em um arquivo inferior na hierarquia, ele substituirá o valor mais alto.

  2. silver price disse:

    Quando você implantar um site Web , geralmente deseja algumas configurações no arquivo do implantado aplicativoda Web. config seja diferente do que o arquivo do desenvolvimento Web. config. Por exemplo, você pode desejar desabilitaropções dedepurar e alterar as seqüências de conexão para que eles apontem para os bancos de dados diferentes. Este tópico explica como configurar um arquivo de transformação do Web. config que é aplicado automaticamente durante a implantação para fazer alterações para as versões implantadas arquivos da Web.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s